segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Medidas Preventivas na Menopausa (X)


 5 -        FAZER TRATAMENTO HORMONAL DE SUBSTITUIÇÃO

 

Pode dizer-se que toda a mulher climatérica é candidata ao tratamento hormonal de substituição e deve sempre instituir-se desde que os benefícios sejam superiores aos possíveis riscos e desde que a mulher apresente sintomas de carência estrogénica, deve ser personalizada e feita de acordo com o seu perfil e factores de risco que possa apresentar. Um dos seus benefícios é a melhoria da sua qualidade de vida.

Actualmente não dispomos de critérios seguros que possam predizer em cada caso, que a mulher depois da menopausa vai desenvolver sintomatologia severa dessa carência. Porém, sabemos que a THS deve fazer-se obrigatoriamente:

-        na menopausa precoce e cirúrgica;

-        nos sintomas climatéricos intensos e prolongados;

-        na prevenção da perda óssea e diminuição do risco de fracturas;

-        prevenção de alterações orais, especialmente xerostomia e edentação;

-         correcção e prevenção de alterações oculares ( secura dos olhos, diminuição da tensão ocular e prevenção das cataratas).

Se as manifestações clínicas da pós-menopausa e as suas complicações, são da responsabilidade da carência estrogénica, é lógico que a terapêutica correcta seja a administração de estrogéneos ou produtos com acção estrogénica. Este tratamento será sempre uma terapêutica de substituição, o que equivale a dizer que as posologias utilizadas devem sempre simular as secreções basais dos ovários funcionantes.

Outros tratamentos, como o Raloxifeno (Estalis) podem também prevenir as compilações graves da pós-menopausa quer ósseas quer cardiovasculares.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Medidas Preventivas na Menopausa (lX)


Exercícios Recomendados na Menopausa

 

Marcha – é um exercício excelente, simples e natural. É um melhor remédio para o sedentarismo. Além de aliviar o stress e segundo a Associação Americana do Coração, a marcha é um efectivo protector do infarto do miocárdio. Andar, além de queimar calorias impede a anquilose das articulações, previne a osteoporose e dá um bem-estar a quem o pratica. Deve-se andar 30 minutos diários.

Bicicleta – o pedalar em bicicleta estática ou a passear constitui um bom exercício.

Na bicicleta estática deve cuidar-se da postura. O selim deve estar à altura que permita uma postura correcta. Deve evitar-se a excessiva fadiga.

Natação – desenvolve os músculos das extremidades superiores e inferiores, exigindo elasticidade e resistência e traz relaxamento.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Medidas Preventivas na Menopausa (VIII)


2.     FAZER UMA alimentação ADEQUADA

Fazer uma dieta adequada, quer dizer, manter hábitos alimentares que se ajustem às necessidades energéticas nesta fase da sua vida.

A redução da actividade metabólica e a menor actividade física, requerem um melhor ajustamento das necessidades calóricas.

Por outro lado, uma boa alimentação, mantida durante a vida, leva à prevenção de muitas doenças.

A obesidade é sempre um factor de risco para a saúde e particularmente no climatério, pelo que é necessário um cuidado especial nesta fase da vida para a evitar.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Medidas Preventivas na Menopausa (VII)


Cuidados Especiais com a Pele

 

A espessura da pele vai diminuindo com a idade, tornando-se também menos elástica.

Pode evitar-se o seu envelhecimento acelerado, por vários meios:

-         não abusar da exposição ao sol e quando isto aconteça deve usar-se a devida protecção;

-         hidratar a pele seca depois da higiene diária, com cremes adequados;

-         não abusar de sabonetes; são aconselháveis os sabonetes neutros ou de glicerina;

-         evitar fumar; a nicotina precipita a formação de rugas;

-         evitar a exposição da face a ambientes excessivamente secos, quer quentes quer frios;

-         evitar todas as situações de stress e tensão nervosa;

-         beber líquidos de forma abundante; dormir e descansar as horas necessárias;

-         se possível fazer tratamento estrógenico, que evita a formação de rugas e provoca uma hidratação da pele, tendo um efeito trófico sobre as células que sintetizam colagénio;

-         utilizar substâncias anti-oxidantes.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Medidas Preventivas na Menopausa(Vl)


 
 
 
AVALIAÇÃO PERIÓDICA DA MULHER   DEPOIS DA
 
 MENOPAUSA
 

 

Convém fazer um primeiro exame clínico antes de iniciar qualquer tratamento, para se obter assim um ponto de comparação em eventuais alterações futuras e para detectar qualquer patologia. Deve fazer-se uma exploração física que inclua o sistema cardiovascular, o aparelho urogenital, a mama e também falar das medidas preventivas necessárias para uma melhor saúde e uma melhor qualidade de vida. É necessário avaliar a estatura e o peso.

 

O estudo da citologia por Papanicolau deve efectuar-se anualmente. Mas se há 3 esfregaços anteriores negativos pode efectuar-se de três em três anos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Medidas Preventivas na Menopausa(V)

 Obesidade
 
A obesidade é um excesso de peso em relação aos valores médios. Considera-se uma pessoa obesa se o seu peso real excede 10 quilos o seu peso ideal.
A obesidade preocupa muito a mulher, quer no plano pessoal quer nas suas relações sociais.
Depois da menopausa, a maior parte das mulheres aumenta de peso. Para isto contribui, exceptuando as alterações hormonais que podem aumentar o peso, uma diminuição da actividade física, um maior sedentarismo, uma menor necessidade calórica e as alterações dos hábitos alimentares. A ansiedade, o nervosismo, o aborrecimento favorecem o comer sem controle.
A obesidade é sempre um factor de risco para doença cardiovas­cular. As altas concentrações de ácidos gordos livres no fígado e na veia porta, aumentam a glicogénese e favorecem a produção hepática de glicose, o que vai contribuir para o aparecimento de hiperglicemia. Também em vários estudos se demonstrou a relação entre a obesidade e uma maior frequência de aparecimento de hipertensão arterial, aumento de resistência à insulina, diabetes mellitus e alterações lipídicas, patologias estas que contribuem para uma maior risco de cardiopatia coronária.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Medidas Preventivas na Menopausa(IV)

Alterações Metabólicas
As alterações metabólicas mais importantes são as doenças cardiovasculares e a osteoporose.
São processos relacionados com a idade, mas também com a carência estrogénica da menopausa.
A maioria dos estudos assinalam que a baixa de estrogéneos leva a um aumento do colesterol total, dos triglicerídeos e do colesterol LDL e a uma diminuição do colesterol HDL.
Os estrogéneos modificam o metabolismo dos lipídeos por diferentes vias: aumentam os receptores para as LDL e o seu ritmo de eliminação tanto periférica como hepática. Também diminuem a síntese endógena do colesterol total e aumentam os níveis de HDL.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Medidas preventivas na menopausa (III)



Quando há uma insónia é aconselhável fazer:

-          procurar um ambiente tranquilo, sem ruídos e tudo o que possa alterar a conciliação do sono;

-          evitar o excesso de temperatura ambiente;

-          evitar tensões e stress;

-          evitar jantares abundantes e pesados; procurar deitar-se duas horas depois de jantar;

-          tomar um copo de leite antes de deitar;

-          ler, ouvir música, diminuem a inquietação de não poder dormir e ajuda a conciliar o sono;

-          evitar leituras que gerem stress ou preocupações e evitar ver filmes que provoquem temor ou medo;

-          praticar exercício físico; as pessoas que assim fazem têm menos insónias.

Medidas preventivas na menopausa (II)


Queixas Frequentes


Relacionadas com a Menopausa

Na altura da menopausa as mulheres apresentam alterações por três acontecimentos nessa fase da vida:

·         falta de estrogéneos, que tem um efeito negativo em todo o organismo, especialmente a nível cerebral;

·         o envelhecimento, que começa a manifestar-se e aparece paulatinamente;

·         efeito cumulativo, à medida que passam os anos aparecem mais doenças crónicas (degenerativas, tumorais e metabólicas).

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Medidas preventivas na menopausa (I)


Como todas estas alterações são consequência da carência estrogé­nica, o tratamento mais lógico será a aplicação de estrogéneos ou outros produtos com efeito protector de futuras complicações (por ex. a osteoporose).

Atitudes negativas, nesta fase da vida, conduzem a um envelhecimento mais precoce e mais rápido. Na vida, é preciso comba­ter, resistir e fazer tudo ou o que for possível para nos tornar­mos mais felizes e termos uma melhor qualidade de vida.

Apesar de todos envelhecermos, não significa que as mulheres depois da menopausa, tenham um envelheci­mento fatal, pois há medidas terapêu­ticas eficazes que se podem adoptar, evitando uma aceleração desse processo e proporcionando uma prevenção de muitas alterações da menopausa e dando uma melhor qualidade de vida.

A menopausa tem sido relatada por muitos autores como a época de envelhecimento da mulher ou a decrepitude da sua existência, o que não corresponde totalmente à verdade, se ela fizer alguma coisa para o impedir.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Menopausa


A medicina e a melhoria das condições sociais, deram à popula­ção feminina uma esperança de vida de 78-82 anos. Isto tra­duz que as mulheres vão viver mais de 30 anos depois da sua última menstruação.

Esta ocorre em média entre os 48-52 anos e ao contrário do que se possa pensar, não variou ao longo dos séculos.