domingo, 10 de fevereiro de 2013

Medidas Preventivas na Menopausa (lX)


Exercícios Recomendados na Menopausa

 

Marcha – é um exercício excelente, simples e natural. É um melhor remédio para o sedentarismo. Além de aliviar o stress e segundo a Associação Americana do Coração, a marcha é um efectivo protector do infarto do miocárdio. Andar, além de queimar calorias impede a anquilose das articulações, previne a osteoporose e dá um bem-estar a quem o pratica. Deve-se andar 30 minutos diários.

Bicicleta – o pedalar em bicicleta estática ou a passear constitui um bom exercício.

Na bicicleta estática deve cuidar-se da postura. O selim deve estar à altura que permita uma postura correcta. Deve evitar-se a excessiva fadiga.

Natação – desenvolve os músculos das extremidades superiores e inferiores, exigindo elasticidade e resistência e traz relaxamento.

Melhora a capacidade cardiorespiratória e neuromuscular.

A natação que é excelente para um bem estar físico, não aumenta a densidade óssea. Quando há osteoporose é necessário complementar com outro exercício mais apropriado, como a marcha, andar de bicicleta, etc.

Ginástica – há que ser personalizada e bem orientada. Na osteoporose, os exercícios rítmicos aeróbicos, que implicam saltos e torções, podem estar contra-indicados; o mesmo se pode dizer aos exercícios com flexões da coluna que podem aumentar o risco de fractura.

Dança – a dança faz mobilizar as articulações e os músculos do corpo, constituindo um prática divertida para ajudar a manter a condição física.

 

 

4      EVITAR TABAGISMO

 

Nos tempos actuais há consciência cada vez maior dos riscos do tabagismo. Este é um factor de osteoporose e agrava as lesões vasculares que levam à coronariopatia com consequente infarto do miocárdio.

 

      -EVITAR O EXCESSO DE SAL, ÁLCOOL E CAFÉ

 

Também o excesso de sal, álcool e café têm um efeito negativo sobre a massa óssea. O café é um habito que se entendeu a toda a sociedade. Mais de 2 chávenas por dia parecem ser prejudiciais.

Quanto ao álcool o copo de vinho que se bebe na refeição constitui um prazer e nada prejudica. Se for em excesso agrava também a perda óssea.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário